segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Texto Principal


     Ao falarmos de energia logo lembramos que esta possui diferentes tipos: mecânica, elétrica, proveniente do calor e da luz, química, nuclear, etc. Usamos energia para fazermos a maior parte das atividades do dia-a-dia. Raramente nos damos conta de quais são as prováveis fontes energéticas que devemos estar utilizando para que algum aparelho funcione.
     A energia eólica, que é obtida através do movimento do ar, vem crescendo a cada ano que passa devido ao fato de ser uma energia “limpa”, ou seja, não causa impactos ambientais, é uma energia renovável. Vamos nos aprofundar um pouco mais e entender como essa energia funciona. O vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade). A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. Apesar de não emitirem poluentes, esses locais onde estão situados os moinhos de ventos alteram a paisagem com suas torres e hélices, podem acabar matando alguns pássaros que passam por aquela área.
     A energia solar, por sua vez, é proveniente do sol, através dos painéis fotovoltaicos. Ela é considerada uma energia “limpa” e renovável. A energia solar não é tão utilizada se comparada com outras, pois os painéis fotovoltaicos possuem elevados custos. Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais secos e ensolarados. A utilização de energia solar no Brasil, está aumentando de forma significativa, principalmente para o aquecimento de água.
     Diante de todos esses fatos, estamos cientes que a energia em si é um conceito difícil de se definir, sabemos que energia é a capacidade de realizar trabalho, todavia sabemos que suas manifestações e importância são conhecidas.


Bruna Gusmão Azevêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário